Tilt and Shift – A Técnica da Miniatura

Você acredita que a imagem acima é de uma maquete ou de uma cidade real? Se você realmente acha que é de uma maquete, vou dizer que você esta enganado, essa foto nada mais é do que uma foto tirada no mais novo e badalado estilo “Tilt and Shift” . Não conhece?

O Tilt and Shift nada mais é do que uma lente que brinca com o movimento horizontal e vertical da imagem, causando a sensação de que a paisagem real pareça vir de uma maquete muito realista. Pouco sei sobre a técnica, mas sei que ela surgiu nas câmeras analógicas por conta de uma lente da Nikon.  Não ficou muito popular por que o manuseio da lente era muito complicado e não havia garantia de uma qualidade agradável.  Agora, com a vinda das câmeras digitais, ficou mais fácil de testar e arriscar a técnica, mais fácil conseguir um resultado bacana. Porém, a coisa toda entrou na moda por causa do Photoshop. Mais do que uma lente que faz o tal efeito, agora é possível alterar uma imagem comum no Photoshop e deixar com essa aparência. Se você não possui Photoshop e nem muita habilidade com a ferramenta esse site que faz isso automaticamente com sua fotografia clique aqui.

O mais bacana é saber que estão conseguindo usar a mesma técnica com vídeo. Keith Loutit e Jarbas Agnelli decidiram usar a técnica para mostrar o Rio de Janeiro, e claro o carnaval do Rio, o vídeo você confere abaixo.

Agora fica a minha duvida, será possível que uma futura Lomo consiga esse efeito? Não sei a resposta, mas que seria muito divertido seria…e você o que acha da idéia?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s